Florianópolis
Viviane Bevilacqua

Viviane

Bevilacqua

Viviane Bevilacqua

Pessoas, lugares e atitudes que fazem refletir a partir de textos que inspiram e convidam a observar com mais atenção detalhes do cotidiano.

Viviane Bevilacqua

Curso de WhatsApp gratuito para maiores de 50 anos em Florianópolis

Por Viviane Bevilacqua

23/02/2018 - 16h19

A tecnologia evolui tão rápido que, muitas vezes, as pessoas não conseguem acompanhar as novidades. Para os mais jovens é fácil, porque eles já nasceram conectados. Porém, quem já passou dos 50 pode sentir uma certa dificuldade em se adaptar, e embora tenha vontade de também pertencer ao mundo virtual, muitas vezes não consegue aprender sozinho. E nem sempre tem alguém por perto com tempo _ ou paciência _ para ensiná-lo.

Continuar lendo

Harmonia doméstica: casal precisa conversar sobre sua vida financeira

Por Viviane Bevilacqua

22/02/2018 - 16h38

Muitos casais que optam pelo divórcio admitem que o fracasso da relação teve como um dos motivos a questão financeira. Levantamento realizado pela Universidade de Utah, nos EUA, constatou que os principais fatores que motivam as separações incluem a falta de maturidade do casal, ausência de ajuste de expectativas e os problemas financeiros, que são bastante comuns. No Brasil não é diferente. Para evitar desentendimentos que podem culminar numa ruptura definitiva, cada casal precisa encontrar sua forma de lidar com o dinheiro e as despesas da casa, de preferência estabelecendo regras desde cedo, a fim de evitar atritos e desgastes. Por exemplo: vamos ter conta conjunta ou individual no banco? Vai haver divisão das contas a pagar? Quanto cada um vai conseguir poupar por mês? Parece coisa boba, mas com certeza não é. Muitas uniões acabam por falta de entendimento nesta área.

Continuar lendo

Estupro de vulnerável: qual a pena para o delegado Vinícius?

Por Viviane Bevilacqua

21/02/2018 - 16h53

Gosta-se ou não de novelas, o fato é que em um país onde milhões de pessoas costumam assistir aos folhetins, assuntos importantes para a sociedade e muitas vezes considerados tabus são trazidos para o debate, ajudando a esclarecer a população. Foi assim com a questão das pessoas transgêneros, ano passado. Agora, o assunto da vez na novela das 21h da Rede Globo, O Outro Lado do Paraíso, é a pedofilia, um tema pesado, ainda mais quando envolve violência dentro da própria família, mas que infelizmente é a realidade de milhares de crianças diariamente no Brasil, e cuja prática hedionda precisa ser combatida (e denunciada) por todos.

Continuar lendo

Emprego: Pessoas com mais de 50 anos também precisam trabalhar

Por Viviane Bevilacqua

20/02/2018 - 17h07

Estava em uma reunião de amigos, no fim de semana, e o assunto que rolava era trabalho. Ou melhor, a falta de trabalho, para pessoas com mais de 45, 50 anos. “Somos considerados velhos pelo mercado, o que é um absurdo. Me sinto no auge”, disse um, desempregado há cerca de três anos, sem conseguir recolocação por mais que suas habilidades e conhecimentos sejam reconhecidos por todos da área. Depois dele, surgiram vários comentários, sempre no mesmo tom. Tem muita gente desta faixa etária _ e em todas as profissões _ precisando trabalhar (até porque a grande maioria não está aposentada ainda), com contas a pagar e obrigações a cumprir, vivendo de bicos e serviços temporários, ou então gastando as poucas economias que estavam reservadas para a velhice.

Continuar lendo

Fim de férias: hora de reorganizar as finanças pessoais

Por Viviane Bevilacqua

19/02/2018 - 17h29

No verão é comum que as pessoas gastem mais do que no restante do ano. Afinal, é temporada de praia, viagens, cervejinhas no final de tarde, saída com os amigos... E a estação vai chegando ao final e muita gente se dá conta de que gastou bem mais do que deveria (ou poderia). A inadimplência dos consumidores cresceu em 1,6% em janeiro deste ano comparada ao mês de dezembro, segundo dados nacionais da Boa Vista SCPC. Resumindo: vai ter muita gente entrando em março no vermelho. É hora, então, de iniciar uma “faxina financeira” para colocar as finanças em ordem, e correr atrás do prejuízo. Mas como fazer essa reorganização?

Continuar lendo

Transporte escolar: segurança em primeiro lugar

Por Viviane Bevilacqua

18/02/2018 - 14h18

A pedagoga Karine Winter, do Fundo Municipal de Trânsito de Balneário Camboriú, alerta os pais para alguns cuidados que devem ter ao contratar o transporte escolar de seus filhos. E isso vale para o Estado todo.

Continuar lendo

Horário de verão: sim ou não?

Por Viviane Bevilacqua

17/02/2018 - 17h21

O horário de verão acaba neste sábado, e pode ser que em pouco tempo ele deixe de existir no Brasil. Pelo menos é isso o que estuda o governo federal. É um assunto bem polêmico. Muita gente gosta de ter um dia mais comprido, até para poder aproveitar um pouco a luz do dia quando sai do trabalho. Porém, outra parcela bem considerável da população critica a medida, argumentando que ela sacrifica ainda mais o trabalhador, especialmente os que precisam levantar de madrugada para iniciar sua labita.

Continuar lendo

Professores e alunos de Florianópolis terão aula de primeiros socorros

Por Viviane Bevilacqua

16/02/2018 - 17h08

Muito importante esta iniciativa da Prefeitura de Florianópolis de promover uma capacitação em primeiros socorros para professores, servidores e alunos das escolas públicas municipais, a partir da próxima segunda-feira, dia 19, quando reiniciam as aulas. Muitas vezes acontecem pequenos acidentes durante o horário das aulas, e é importante que todos saibam como agir (e não entrem em pânico) até a chegada do socorro médico. Por exemplo: O que fazer quando alguém cai e há suspeita de que tenha quebrado o braço? E se uma criança desmaiar, como se deve proceder?

Continuar lendo

Doença do intestino tem tratamento pioneiro e de graça em Itajaí

Por Viviane Bevilacqua

15/02/2018 - 16h32

Catarinenses com o diagnóstico de Doença de Crohn (inflamação no intestino) podem participar gratuitamente de um novo e pioneiro tratamento, que tem revelado excelentes resultados em vários países. A boa nova está sendo divulgada pelo Centro de Novos Tratamentos de Itajaí, formado por uma equipe de médicos e pesquisadores. Segundo o gastroenterologista Éverson Fernando Malluta, há vários métodos para conter a doença, mas cura não existe. "Hoje, com uma série de medicamentos já conseguimos estabilizar a Crohn, devolvendo a rotina ao paciente para que ele retome vida normal", afirma.

Continuar lendo

Volta às aulas: fase de adaptação é difícil para as crianças e para os pais

Por Viviane Bevilacqua

14/02/2018 - 13h06

Em breve vai começar a choradeira no quarteirão onde moro. Explico: É que aqui nas redondezas funcionam pelo menos quatro escolas e creches, e com o recomeço das aulas, vai reiniciar também o chororô das crianças que não querem se desgrudar dos pais depois de um período tão grande em casa nas férias. Muitas vezes as mães (e até os pais mais sensíveis) não conseguem segurar as lágrimas também, neste momento de desapego temporário. Mas é preciso ser forte. Com o passar dos dias tudo se acomoda e deixar os pequenos na escola deixa de ser um tormento, pra eles e pra nós, que temos milhares de coisas para fazer enquanto a turminha frequenta as aulas.

Continuar lendo
Viviane Bevilacqua

Viviane

Bevilacqua

Viviane Bevilacqua

Pessoas, lugares e atitudes que fazem refletir a partir de textos que inspiram e convidam a observar com mais atenção detalhes do cotidiano.

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação