Florianópolis
Leandro Puchalski

Puchalski

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

Puchalski

Fim de semana em SC será de sol entre nuvens e chuva no fim do dia

Por Puchalski

24/02/2018 - 11h47

Para quem está neste sábado no Sul, Vale do Itajaí, Norte e Litoral a previsão é de sol, mas com muitas nuvens em momentos do dia chegando até predominar. Isto ocorre pelo fato de ter no mar - entre o Sul do Brasil e o Uruguai/Argentina - um ar frio que faz o vento entrar no litoral e áreas próximas de Sudeste/Leste. Duas direções que trazem umidade do oceano.

Continuar lendo

O fim de semana terá influência da umidade do mar

Por Puchalski

23/02/2018 - 18h27

Neste sábado o sol estará presente em todas as regiões do Estado. No entanto, no Sul, Vale do Itajaí, Norte e Litoral ele terá a companhia das nuvens que até predominam em momentos do dia. Tudo isso devido um ar frio que está sobre o mar entre o Sul do Brasil e o Uruguai/Argentina como o mapa abaixo mostra:

Continuar lendo
Foto: Felipe Carneiro, DC

A semana termina com sol, mas com influência da umidade do mar

Por Puchalski

22/02/2018 - 19h55

Nesta sexta-feira teremos a presença do sol entre nuvens pelo Estado, mas novamente a presença de um ar frio no oceano - entre o Rio Grande do Sul e os países vizinhos - muda a direção do vento ao longo da tarde quando passa para Sudeste em toda faixa litorânea. Isto quer dizer que no Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte vamos ter mais nuvens nos extremos do dia sendo que no final desta sexta há chance até de uma chuva passageira e mal distribuída.

Continuar lendo

O sol volta para esta sexta-feira, mas ao longo do dia vamos ter umidade do mar avançando

Por Puchalski

22/02/2018 - 17h57

A semana termina com a presença do sol entre nuvens em todas as regiões. Novamente o amanhecer desta sexta-feira tem temperaturas baixas para um dia de fevereiro. Porém, tenho que destacar que isso ocorre muito no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Serra. Adianto que nesta última região, abaixo de 10ºC nos pontos mais altos. Esta condição vem de uma massa de ar frio que passa pelo oceano um pouco mais concentrada na altura do Rio Grande do Sul com os países vizinhos. É justamente este ar frio que muda a direção do vento ao longo da tarde quando passa para Sudeste em toda faixa litorânea.

Continuar lendo
Felipe Carneiro, DC

Depois de amanhecer ameno em parte de SC, temperaturas sobem um pouco à tarde

Por Puchalski

22/02/2018 - 10h44

A presença de um ar seco faz com que tenhamos uma quinta-feira com a presença do sol pelo Estado. Agora de manhã, devido a temperatura mais amena, as nuvens aparecem mais - até alguns nevoeiros - nas regiões de Planalto e Vale do Itajaí. No entanto, a medida que a temperatura vai subindo, ela se aproxima dos 30°C no Norte e Vale do Itajaí à tarde, as nuvens vão se dissipando nestas regiões.

Continuar lendo

O sol vai voltar nesta quinta-feira em todas as regiões

Por Puchalski

21/02/2018 - 20h06

Amanhã a presença de um ar seco irá fazer com que o sol apareça em todas as nossas regiões. As nuvens estarão presentes em alguns momentos, sobretudo no período da manhã - até alguns nevoeiros - nas regiões de Planalto e Vale do Itajaí. Isto ocorre devido a temperatura da madrugada baixar um pouco mais do que o padrão desta época do ano. Importante destacar que esta diminuição da temperatura ocorre mais na Serra, Planalto Norte e Oeste como o mapa abaixo mostra:

Continuar lendo

Quarta-feira deve ter de momentos de sol e de nebulosidade em SC

Por Puchalski

21/02/2018 - 10h49

As pancadas de chuva dos últimos dias foram provocadas pelo processo de formação de centro de baixa pressão atmosférica na altura do Rio Grande do Sul. Este sistema já está formado, mas sobre o mar na altura do estado vizinho. Sendo assim, aqui no estado a quarta-feira tem no Oeste, Meio Oeste e parte da Serra uma manhã nublada com pequena chance de um chuvisco em poucas áreas. No entanto, a partir da tarde o sol aparece e o tempo vai mudando. Já para quem está nas outras áreas é o inverso: tem sol de manhã e à tarde, mas o deslocamento do centro de baixa pressão pelo mar traz aumento de nuvens ao longo deste turno. Assim, ainda há chance de chuva, mas em poucas cidades e bem passageira.

Continuar lendo

O centro de baixa pressão dos últimos dias avança para o mar

Por Puchalski

20/02/2018 - 19h08

Durante esta semana o quem vem comandando o tempo é o processo de formação de um centro de baixa pressão atmosférica na altura do Rio Grande do Sul. Amanhã, este sistema formado está sobre o mar na altura do Estado vizinho. Isso quer dizer que em Santa Catarina teremos algumas mudanças. O tempo será diferente dependendo da região. Os catarinenses do Oeste, Meio Oeste e parte da Serra, terão um dia bem nublado de manhã com pequena chance de um chuvisco em poucas áreas. No entanto, a partir da tarde o tempo muda quando o sol começa a aparecer. Nas outras áreas é o inverso: o sol já aparece de manhã e até segue ao longo da tarde, mas o deslocamento do centro de baixa pressão pelo mar traz aumento de nuvens ao longo do dia. Por isso, ainda há chance de chuva, mas em poucas cidades e bem passageira.

Continuar lendo

O tempo segue instável nesta terça-feira

Por Puchalski

20/02/2018 - 11h00

O motivo do tempo seguir instável é o processão de formação de um centro de baixa pressão atmosférica aqui no Sul do Brasil. Você pode entender pressão do ar como a quantidade de ar que está sobre a nossa cabeça. Pressão baixa, menos ar. Quando isso ocorre temos condições de formação de nuvens carregadas. Desta forma, um dia com muitas nuvens que até permite algumas aberturas de sol, mas nada definitivo. Assim, os períodos nublados com previsão de chuva seguem. De manhã, pouquíssimas regiões. Chuva mal distribuída, mas pontualmente forte.

Continuar lendo

A formação de um centro de pressão baixa do ar comanda o tempo nesta terça-feira

Por Puchalski

19/02/2018 - 18h41

Amanhã o processão de formação de um centro de baixa pressão atmosférica, sobretudo na altura do Rio Grande do Sul, irá fazer com que o dia tenha novamente um período instável em todas as nossas regiões. Pressão do ar pode ser entendida como a quantidade de ar que está sobre a nossa cabeça. Quanto menos ar, pressão baixa. Quando isso ocorre temos condições de formação de nuvens carregadas. Vamos ter um dia com muitas nuvens que até devem permitir algumas aberturas de sol, mas nada definitivo. Assim, os períodos nublados com previsão de chuva seguem. De manhã, pouquíssimas regiões. Chuva mal distribuída, mas pontualmente forte.

Continuar lendo
Leandro Puchalski

Puchalski

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação