Florianópolis
Clóvis Reis

Clóvis

Reis

Clóvis Reis

Análise, opinião e os bastidores da política do Vale do Itajaí. Clóvis Reis traz o que é destaque nas câmaras de vereadores e prefeituras da região, com destaque para Blumenau.

Clóvis Reis

Bolsonaro fez visita a Blumenau no ano passado e partido pretende trazê-lo de volta à cidade

Diretório do PSL de Blumenau deve ter mudanças após filiação de Jair Bolsonaro ao partido

Por Clóvis Reis

21/02/2018 - 10h52

A exemplo do que ocorreu no Patriota, o diretório local do PSL terá mudanças com a filiação do presidenciável Jair Bolsonaro. O presidente Sílvio Uliano, entusiasta da candidatura desde o princípio, permanece no comando da agremiação por enquanto, mas há expectativa de que seguidores mais próximos ao deputado ocupem os espaços de decisão no futuro. No Patriota, esse processo provocou desgastes que o grupo pretende evitar no PSL. Entre as prioridades do diretório está o retorno do presidenciável a Blumenau, ainda sem data definida. Na última eleição, o PSL integrou a frente dos partidos nanicos que apoiou a chapa de Jean Kuhlmann (PSD) à prefeitura. Sua candidata a vereadora fez 673 votos.

Continuar lendo
Napoleão Bernardes aparece em diferentes posições de distintas articulações para a disputa da eleição majoritária.

A estadualização de Napoleão Bernardes

Por Clóvis Reis

17/02/2018 - 18h13

Napoleão Bernardes (PSDB) foi o único prefeito citado nominalmente na entrevista em que o governador em exercício Eduardo Pinho Moreira (PMDB) anunciou obras que pretende executar no governo. Ele mencionou iniciativas em Florianópolis, Joinville e Blumenau, mas a referência pessoal se restringiu ao nome de Napoleão. A deferência indica a projeção que o prefeito alcançou no cenário sucessório do Estado. Ele aparece em diferentes posições de distintas articulações para a disputa da eleição majoritária. Além das nuances políticas do projeto eleitoral, a estadualização de Napoleão se traduz na perspectiva de avanços no plano administrativo, resgata o protagonismo político e incide sobre a autoestima da região.

Continuar lendo

Prefeitura deve parcelar nova dívida na previdência do funcionalismo público

Por Clóvis Reis

14/02/2018 - 10h02

Desde outubro, a prefeitura não repassa ao Instituto Municipal de Seguridade Social do Servidor de Blumenau (Issblu) as alíquotas patronal e especial da contribuição previdenciária do funcionalismo público. O atraso obrigará a apresentação de uma proposta de parcelamento da dívida, o que deve ocorrer até o fim do mês, quando serão apurados os valores em aberto.

Continuar lendo

Jovino Cardoso deve voltar para a bancada governista

Por Clóvis Reis

07/02/2018 - 17h11

A bancada governista perdeu o vereador Zeca Bombeiro (SD), mas deve ganhar Jovino Cardoso (PSD). O vereador e ex-vice prefeito emplacou a nomeação de três apadrinhados na prefeitura de Blumenau. A julgar pelas reações no evento do Renova Brasil, Jorge Cenci (DEM) deve ser o candidato preferido do empresariado de Blumenau para a Câmara Federal. Ele recebeu palmas e declarações de apoio. Além do empresário, o DEM lançará o vereador Marcos da Rosa para a vaga de deputado. Candidato a vice-prefeito pelo PRB na última eleição, o comunicador Alexandre José ensaia um retorno à cena política. Ele analisa uma proposta de filiação ao PR e de uma candidatura a deputado estadual. O vereador Bruno Cunha (PSB) mantém a pré-candidatura a deputado estadual, confirmando a tendência de que o diretório local patrocine dois nomes para a Assembleia Legislativa. O outro é Fabiano Dadam Nau, presidente do sindicato estadual do fisco. Na última eleição, o PSB elegeu dois deputados, um com 14 mil e outro com 18 mil votos. Leia todas as publicações de Clovis Reis

Continuar lendo
Mário Hildebrandt (PSB)

Começa fase de transição na prefeitura de Blumenau

Por Clóvis Reis

07/02/2018 - 12h32

No primeiro escalão da prefeitura, chama a atenção de alguns secretários a desenvoltura do vice-prefeito Mário Hildebrandt (PSB) na articulação política e administrativa da gestão. Virtual prefeito a partir de 6 de abril, quando Napoleão Bernardes (PSDB) renuncia para a disputa de uma vaga ao Senado, ele se dedica à construção de uma pauta positiva para o governo nos próximos três meses do ano.

Continuar lendo

Prefeitura não antecipará mudanças no colegiado antes de possível renúncia de Napoleão

Por Clóvis Reis

03/02/2018 - 17h32

Ao contrário do que ocorre no governo do Estado, a prefeitura de Blumenau não antecipará a reforma do primeiro escalão decorrente da anunciada renúncia do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) para concorrer, possivelmente, ao Senado. Até 6 de abril, o colegiado terá poucas alterações. De todo modo, a conta-gotas tornam-se públicas algumas mudanças que estão em fase de gestação. Marco Antônio Wanrowsky (PSDB) deve deixar a chefia de gabinete para concorrer à Câmara Federal. As secretarias de Desenvolvimento Social e de Regularização Fundiária, recriada para acomodar o PV no primeiro escalão, serão reagrupadas, fulminando a expectativa do PR de assumir o espaço com a saída do secretário Juliano Gonçalves (PV). Por outro lado, está praticamente certo que Alexandro Fernandes (PSDB – Samae), Roni Wan-Dall (PP – Fazenda) e Ricardo Stodieck (PSDB – Turismo/Vila Germânica) permaneçam em seus cargos. Ao longo da gestão, os três cultivaram grande proximidade com o vice-prefeito Mário Hildebrandt (PSB), o que facilitará a transição para a segunda parte do mandato.

Continuar lendo

Na dança das cadeiras do PSDB de Blumenau, faltou assento para o senador Dalirio Beber

Por Clóvis Reis

31/01/2018 - 18h52

Na dança das cadeiras do PSDB de Blumenau, faltou assento para o senador Dalirio Beber. Ninguém explica a articulação que tirou o nome dele da lista de pré-candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal. No círculo próximo impera um silêncio constrangedor. Fala-se que ele abriu mão da candidatura, que coordenará a eleição estadual ou que, talvez, participe da disputa majoritária. Nada justifica que um quadro histórico do partido, senador comprometido com as reivindicações regionais, simplesmente saia de cena sem a garantia de um projeto político. No futuro, Dalirio até pode ocupar um espaço de maior visibilidade, mas hoje faltam elementos para dizer que essa foi a razão pela qual ele não será candidato a senador ou a deputado.

Continuar lendo
napoleão bernardes e paulo bauer

Napoleão apoiará Paulo Bauer em convenção nacional do PSDB

Por Clóvis Reis

15/12/2017 - 22h11

No fim de semana em que o PSDB realiza a convenção nacional, aliados do prefeito Napoleão Bernardes avaliam como vitoriosa a estratégia para a participação dele nas eleições do ano que vem. "Estamos no caminho certo. Não há quem deixe o prefeito fora do jogo de 2018", afirma um dos interlocutores que trabalha pela inclusão do confrade na disputa majoritária. Na convenção do partido, Napoleão apoiará o nome do senador Paulo Bauer para a primeira vice-presidência, decisão que os aliados classificam como gesto de lealdade. Em âmbito estadual, os planos do prefeito e do senador são concorrentes.

Continuar lendo
joão paulo kleinubing

Mudança de Kleinübing para o DEM ganha força

Por Clóvis Reis

15/12/2017 - 20h55

O deputado federal João Paulo Kleinübing (foto) não participou da festa de fim de ano do PSD de Blumenau. Ele alegou compromissos em Brasília, mas a ausência alimentou as versões de uma mudança para o DEM. As intervenções públicas do deputado adotaram um tom lacônico quando o assunto é o futuro político. Primeiro, sinalizaram a saída; depois, a permanência. A recente ausência de JPK no evento do PSD, ao lado da anunciada dissolução de todos os órgãos partidários do DEM para a inclusão de novos filiados, reacendeu as especulações sobre a transferência do deputado.

Continuar lendo
Clóvis Reis

Clóvis

Reis

Clóvis Reis

Análise, opinião e os bastidores da política do Vale do Itajaí. Clóvis Reis traz o que é destaque nas câmaras de vereadores e prefeituras da região, com destaque para Blumenau.

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação